"Professores-Youtubers": análise de três canais do youtube voltados para o ensino de História

Autores

  • Tarcísio Moreira Queiroga Júnior Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Tereza M. Spyer Dulci Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v1.i1.2019.0429

Palavras-chave:

Ensino de História. YouTube. Cultura Participativa. “Professores-Youtubers”

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou compreender como se dá o processo de ensino de História no YouTube, a partir de um estudo de caso de "professores-youtubers". Investigou-se youtubers que utilizam a plataforma como espaço para publicar suas aulas, produzir e divulgar conhecimento histórico. Diante da atual conjuntura das novas tecnologias de informação e comunicação disponíveis, que aos poucos vão conectando e transformando as práticas educacionais, buscou-se analisar três canais no YouTube entre os mais visualizados no Brasil voltados para o ensino de História: “Leitura ObrigaHistória”; “Se Liga Nessa História”; “Vamos Falar de História?”. O objetivo central é compreender a relação desses youtubers com a plataforma, dentro da cultura participativa da Web 2.0, juntamente com o ensino de História e seu público.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

QUEIROGA JÚNIOR, . M.; DULCI, . M. S. &quot;Professores-Youtubers&quot;: análise de três canais do youtube voltados para o ensino de História. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 04–29, 2019. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v1.i1.2019.0429. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/410. Acesso em: 23 nov. 2024.